Systema Naturæ Installation

Systema Naturæ, an installation/drawing project, is a fictional botanical study.
Installation Views at Carlos Carvalho Arte Contemporânea, 2012.
and
Portable Museum, a box/crate on wheels filled with objects and materials related to the whole exhibition. The Portable Museum can hold the entire contents of the exhibition.

Read full Text
To see individual drawings click here

Systema Naturæ é um projecto de instalação e desenho que, partindo de uma investigação no campo da ciência botânica, propõe a adição de elementos ficcionais à lista das espécies conhecidas. Neste trabalho imaginei e desenhei espécies botânicas cruzadas com formas mecânicas, vegetais híbridos alusivos à manipulação do natural e a construções artificiais. Partindo da recolha de desenhos científicos de várias épocas e de visitas a herbários e jardins botânicos, foi construída uma ciência paralela. As novas espécies inventadas, desenhadas e conformadas a uma estética didáctica e museológica, foram classificadas com base no estudo de regras de taxonomia vegetal e seguindo sistemas de classificação tradicionais (baseados na morfologia externa das espécies). Nomes em latim existentes que descrevem características de género e de espécie foram conjugados com novos termos, traduzidos ou inventados para latim botânico estabelecendo ligações entre as várias denominações e os seus significados, equacionando novos sentidos, contraditórios, absurdos ou irónicos.

A instalação final do projecto incluía oito desenhos de grandes dimensões, alusivos a cartazes escolares, e uma série desenhos em pequeno e médio formato, dispostos em mobiliário específico. Uma peça central no dispositivo da instalação, o Museu Portátil apresentou-se como um repositório de artefactos didácticos e museológicos. Uma caixa transportável onde podiam ser arrumados os objectos que compunham a exposição, aludia a temas como a portabilidade e a migração, centrais no meu percurso artístico.

Ainda no contexto da exposição, foi apresentada uma publicação de autor, fruto de uma colaboração com o escritor José Roseira.

Ler texto completo em PT aqui
Ver os desenhos individualmente aqui