Invasive Species

Invasive Species is a portable installation. It functions as a book when not on display. Dimensions of closed box: 24x17x3.5 inches / 60x42x9 cm

Installation View at Casa das Artes, Vigo, Spain.
Watercolor and Sumi ink on paper, cable, wood, lead weights, linen string and metal clips, dimensions vary.

Photography by Luísa Ferreira

Invasive Species é uma instalação/livro. Uma caixa dentro da qual cabem todas os desenhos em estrutura de harmónio, funciona como um livro gigante. Quando a peça é instalada ocupa o espaço e o espectador pode circular pelo meio das páginas. As folhas de papel, pintadas a aguarela e tinta sumi, têm aberturas e possibilitam a transformação das vistas pela movimentação do corpo e mudanças de pontos de vista. Um vídeo montado numa pequena caixa descreve a performance do folhear das páginas quando em “estado livro”.

O título da obra faz referencia às espécies invasoras na cidade. A vegetação que cresce descontrolada e que não se deixa domesticar.

O papel como material tridimensional actua no espaço ao mesmo tempo que contém imagens na sua superfície bidimensional. A pesquisa a partir dos desdobramentos e relações entre os espaços a duas e três dimensões está na base nesta série onde a bidimensionalidade do papel é posta em causa a partir da perfuração do mesmo. O papel torna-se objecto, as aberturas oferecem uma nova dimensão ao desenho. Este projecto surgiu da pesquisa iniciada em Uplift, 2008, agora com o intuito de intervir no espaço e criar uma relação com o corpo.